terça-feira, 28 de outubro de 2014

Pesquisa revela que saliva do carrapato pode curar câncer

Estudo realizado pelo Instituto Butantan e financiado pela União Química Indústria Farmacêutica aguarda autorização da Anvisa para ser aplicado em humanos

Pesquisador do Instituto Butantan analisa carrapato  Amblyoma cajennense, conhecido como carrapato-estrela
Foto: Guilherme Lara Campos
A União Farmacêutica Nacional, co-titular da patente e dententora do licenciamento para comercialização de um medicamento feito a partir de uma proteína recombinante obtida a partir dos genes da glândula salivar do carrapato, enviará em novembro à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) uma solicitação para que testes possam ser iniciados em seres humanos.
Os estudos, feitos por pesquisadores do Instituto Butantan a partir da genética do carrapato Amblyoma cajennense, conhecido como carrapato-estrela, identificaram uma proteína com ação anticoagulante e potencialmente anticancerígena. 
Experiências realizadas em camundongos apontaram redução ou eliminação de tumores do tipo melanoma (câncer de pele), tumores de pâncreas e renais, e a redução de metástases pulmonares, dependendo do número de doses da formulação aplicadas nos animais. 
Os pesquisadores observaram também que a substância foi totalmente excretada por animais saudáveis, mas conduzida diretamente ao tumor em animais que tinham câncer. Isso significa que a saliva do carrapato possui propriedades tóxicas para células tumorais, sem oferecer risco para células saudáveis, explica a coordenadora do estudo e responsável pelo Laboratório de Bioquímica e Biofísica do Instituto Butantan, Ana Marisa Chudzinski-Tavassi. 
Segundo a pesquisadora, o objetivo do estudo é a obtenção de um medicamento capaz de tratar a doença. Após a realização de testes feitos em humanos, os resultados serão submetidos a análises de comitês de ética e ensaios clínicos, antes de chegar ao mercado.
A investigação foi iniciada em 2003 e conta com financiamento da União Química Indústria Farmacêutica, além de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES). A expectativa é que o medicamento seja totalmente produzido no Brasil. fonte: terra.com.br/

Nenhum comentário: